sábado, 10 de novembro de 2012

BELO MONTE... SIM, SENHOR! A



QUE FALTARÁ... AO BRASIL, NUM FUTURO PRÓXIMO.

 

Belo Monte é a Gota D'água?

BELO MONTE... SIM, SENHOR!


Sempre fui e continuo sendo a favor da energia renovável (energia que vem de recursos naturais, como sol, vento, marés, chuvas e energia geotérmica, entre outras). Entretanto, sou a favor da construção da Usina Hidroelétrica de Belo Monte.

Partindo da premissa, de que a “Força Matriz Energética” do Brasil, ser Hidroelétrico, e o Brasil, deter 12% dos recursos hídricos mundial, ou melhor, da Água Doce da hidrosfera terrestre, e além do mais, ser de caráter de urgência (urgentíssima) às construções não só da hidroelétrica de Belo Monte (sua potência instalada será de 11.233 MW), como também, as usinas hidroelétricas de Girau (que terá capacidade instalada de 3.750MW) e Santo Antonio (com potência instalada de 3.150 MW) as 3(três) hidroelétricas juntas Belo Monte, Girau e Santo Antonio, totalizará uma potência instalada de  18 133 MW, que, certamente, atenderá o Brasil no seu rumo do desenvolvimento sustentável.

E o Brasil, está passando por esta “Crise de Energia Elétrica” agora, entre 2011 e 2012, é público e notório, a serie de apagões pelo Brasil afora, além do mais, os níveis dos mananciais hidroelétricos brasileiro, estão operando com níveis baixos de acumulo de água. Sobradinho, por exemplo, que neste atualidade/Novembro/2012, está com somente 23,9% do seu volume útil. É bom lembrar que tudo isto nos faz recordar do apagão de 2001 da época de FHC, e pelo visto, ainda de fato, a grosso modo, estamos vivendo a Crise de Energia Elétrica” da época do apagão de 2001 de FHC”.

Em suma, é inadmissível um país como o Brasil, de dimensão continental, maior detentor de água doce do planeta, através das bacias hidrográficas da Amazônica, do São Francisco e do Tocantins–Araguaia e Platina, aonde são despejados em torno de 200.000(duzentos mil) de metros cúbicos por segundo (m3/s) nos mares (Oceano Atlântico) das suas respectivas regiões, aonde se deveria, acumular esta água que está indo para o mar para num futuro próximo, atender as demandas, que é crescente, para o desenvolvimento sustentável e sermos maior do mundo, como já somos, detentor deste liquido precioso, o “Ouro Líquido”,  que é a “Água”.

E que, “No terceiro milênio, o problema crucial da humanidade vai ser a escassez de água, e o Brasil, ser o maior detentor deste líquido precioso, e que, no futuro próximo, a água, vai ter mais valor que o petróleo.  
Vide Livro: Água: a Essência da Vida.

DIANTE DISTO, UM MOMENTO DE REFLEXÃO:
“Imagine você, o Nordeste, até mesmo, o Brasil sem o Sistema CHESF... Hoje, estaríamos todos nós nordestinos, no atraso “Politico-Econômico-Social, ou melhor, no tempo, do Nordeste”... Do “Candeeiro”.
E que também, imagine o Norte/Nordeste, ou melhor, todas as regiões do Brasil. Daqui até 2(duas) ou 3(três) décadas para frente... Sem as Usinas Hidroelétricas de Belo Monte, Girau e Santo Antônio... Certamente, seria o Brasil, um “País Subdenvolvido Sustentável”.
Pense nisso!
Do Escritor Pedro Severino de  Sousa.
João Pessoa(PB), 10.11.2012