sexta-feira, 22 de maio de 2015

Vazão defluente de Três Marias será de 300m³/s a partir de 21 de Maio de 2015

Vazão defluente de Três Marias será de 300m³/s a partir de 21 de Maio de 2015
Devido às baixas vazões afluentes que vem sendo registras na bacia do rio São Francisco, a partir de amanhã, 21 de maio, a vazão defluente média do reservatório Três Marias será aumentada para 300m³/s. Em maio, o reservatório vinha sendo operado com vazões da ordem de 200m³/s. A decisão foi acordada hoje de manhã em reunião de acompanhamento da bacia, coordenada pela ANA em sua sede, em Brasília.
Com relação à vazão defluente do reservatório de Sobradinho, atualmente de 1.100 m³/s e de 1.000m³/s para cargas leves, ficou mantido o cronograma dos testes escalonados, que já haviam sido acordados, para vazões reduzidas de 1000m³/s em todas as cargas entre os dias 27 de maio e 2 de junho, de 950m³/s entre os dias 3 e 9 de junho e de 900m³/s entre os dias 10 e 16 de junho.
Uma das condições do Ibama, que autorizou a realização dos testes, era que Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf, operadora de Sobradinho, entregasse um Plano de Contingência para a Bacia, o que ocorreu no início de maio, de acordo com a presidente do Ibama, Marilene Ramos. Ela explicou que cada etapa do teste será liberada somente após entrega de relatório pela Chesf.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, a Chesf, a Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG apresentaram informações sobre a situação hidrometeorológica e de armazenamento da Bacia, que indicam a necessidade de reduções adicionais das defluências de Sobradinho e Xingó com vistas à garantia de atendimento dos usos múltiplos da água.
De acordo com o ONS, 2013 e 2014 foram os piores anos para a bacia do São Francisco em termos de vazões afluentes, desde que iniciaram as medições. Segundo informações do último relatório de acompanhamento, do dia 19 de maio, o sistema equivalente da Bacia, que inclui os reservatórios de Três Marias, Sobradinho, e Itaparica, opera com 26,51% de sua capacidade. Na mesma época do ano passado, acumulava 41%.
A redução temporária da vazão mínima defluente dos reservatórios de Sobradinho e Xingó leva em consideração a importância dos reservatórios de Sobradinho, Itaparica (Luiz Gonzaga), Apolônio Sales (Moxotó), Complexo de Paulo Afonso e Xingó para o atendimento dos usos múltiplos da água na bacia. A vazão mínima defluente autorizada, em condições normais, nas UHEs Sobradinho e Xingó é de 1.300 m³/s, mas, devido às condições hidrológicas desfavoráveis na bacia, a ANA, desde abril de 2013, vem autorizando a redução da vazão mínima defluente em Sobradinho e Xingó.
Participaram da reunião o diretor presidente da ANA, Vicente Andreu, e a presidente do Ibama, Marilene Ramos, além de representantes da Chesf, Cemig, ONS, Antaq, Annel, Ministérios dos Transportes, de Minas e Energia e da Integração, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Secretaria de Recursos Hídricos de Pernambuco.

Três Marias

Com um volume útil de 37,84% registrado nesta terça-feira, Três Marias fica na cabeceira do rio São Francisco e é o segundo maior da bacia, com capacidade para armazenar 19.528hm³, ficando atrás somente do reservatório de Sobradinho. A hidrelétrica é operada pela Cemig e tem uma potência instalada de 396MW.
Texto:Cláudia Dianni - Ascom/ANA
Isto tinha proposto...Desde (SEGUNDA-FEIRA, 4 DE MAIO DE 2015)...Na

"UMA ANALOGIA CRÍTICA",


Em síntese, dizer que a necessidade de reduções de até o limite de 900 m³/s...Adicionais das defluências de Sobradinho e Xingó com vistas à garantia de atendimento dos usos múltiplos da água...Ao meu vê...Não tem sentido obvio...Pois, os usos múltiplos da água...Para água de beber, dessedentação animal, irrigação, piscicultura, entre outros usos...Entre Sobradinho até Penedo(AL) Foz do Rio São Francisco...Precisa do aumento do limite de 900 m³/s...E não ao ‘Contrário’...Ou seja, da necessidade de reduções adicionais das defluências de Sobradinho e Xingó com vistas à garantia de atendimento dos usos múltiplos da água.
Entretanto, o mais “Incongruente” de tudo isto... É querer comparar os “Desiguais (Sobradinho e Xingó)...Com a mesma igualdade...Pois, a Barragem de Sobradinho:

É o Reservatório Hidroelétrico...Que regula todas as Usinas Hidroelétricas a sua Jusante...Itaparica(Luiz Gonzaga), Apolônio Sales(Moxotó), Complexo de Paulo Afonso...Inclusive a Usina de Xingó
                                Hidrelétrica de Xingó (AL)
Pois, todas essas Usinas Hidroelétricas abordadas anteriormente... Exceto, naturalmente, a Barragem de Sobradinho... São mananciais em ‘Tese’...De “Fio D Água”.
Ou seja, recebem em “Série”...A defluência que vem da Barragem de Sobradinho...E jamais a Barragem de Xingó...Poderá possuir uma defluência igual a Barragem de Sobradinho...Como por exemplo, ‘Se’ Sobradinho...Tiver uma “Defluência”...De 1300m³/s...A Barragem de Xingó...Não poderá ter a mesma “Defluência”...De 1300m³/s...Pois, A Barragem de Xingó...É uma Barragem...De “Fio D Água”...E não uma “Barragem Reguladora”...Como Barragem de Sobradinho “É”...E Ponto Final.
Então, diante deste contexto abordado acima, é importante “Mitigar”...A atual situação sofrível do “Sistema CHESF”...E fazer um prognostico para o Biênio 2015 e 2016...Desde, ou melhor, a partir  da Usina Hidroelétrica de Três Marias(MG).
Na "Reunião de acompanhamento avalia situação dos reservatórios do São Francisco".

Então leia...E entenda...


Do Escritor Pedro Severino de Sousa
Do Livro Água A Essência da Vida.

João Pessoa(PB), 21 de Maio de 2015

Nenhum comentário: