quinta-feira, 15 de outubro de 2015

LAGO DE SOBRADINHO FICA PERTO DO COLAPSO...OU MELHOR DO SEU VOLUME MORTO.

LAGO DE SOBRADINHO FICA PERTO DO COLAPSO...OU MELHOR DO SEU VOLUME MORTO.


Fonte: Valor Econômico 

28/09/2015

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) busca novas medidas para conter a queda do reservatório da usina hidrelétrica de Sobradinho (BA), no rio São Francisco, que fechou semana passada abaixo de 9% da capacidade máxima. 


A meta é evitar o esvaziamento completo do volume útil antes do retorno das chuvas. O fenômeno climático El Niño pode complicar ainda mais a situação. Há exatamente um ano, o estoque de água em Sobradinho estava em 30,63%.

Para evitar o colapso do reservatório, o ONS pediu à Agência Nacional de Águas (ANA) autorização para aumentar a quantidade de água liberada pela usina de Três Marias (MG), que fica rio acima. 

A vazão de saída tem ficado em torno de 400 mil metros cúbicos por segundo. O objetivo é elevar o volume para 500 mil ou 600 mil m³/s. Se for permitido, chega mais água em Sobradinho e o armazenamento deve ficar entre 1% e 3% no fim do período seco, segundo o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp. Sem medida adicional, o estoque cai para perto de zero.

Terceiro maior lago artificial do planeta, o reservatório de Sobradinho nunca enfrentou seca tão dramática desde a inauguração, em 1979. São 4,2 mil quilômetros quadrados de área alagada. A ANA já havia permitido redução da vazão liberada por Sobradinho, o que diminuiu o ritmo de queda. Chipp esclarece que a usina tem condições técnicas de operar no “volume morto”, mas deixa claro que essa seria uma situação extrema, tornando ainda mais prolongada a recuperação do reservatório.


PORTAL CHESF:

Situação do Reservatório Equivalente da Bacia do Rio São Francisco.
A FALTA DE ESTUDO BATIMÉTRICO NOS RESERVATÓRIOS HIDROELÉTRICO... NO BRASIL... (UMA VERDADE INCONVENIENTE).



UMA 'ALERTA AO SISTEMA INTERLIGADO HIDROELÉTRICO BRASILEIRO.


QUEM AINDA ESTAR SALVANDO A USINA HIDROELÉTRICA DE SOBRADINHO...

É Vazão defluente de Três Marias que era de 300m³/s a partir de 21 de Maio de 2015...


Aumentou 300m³/s... Para 500m³/s...
Três Marias aumenta vazão para suprir deficiência de Sobradinho.



Do Escritor Pedro severino de Sousa
Do livro : Água a Essência da Vida.

João Pessoa(PB), 14.10.2015

Nenhum comentário: